Trilhas e Cachoeiras RJ, Viagem

Mirante do Caeté – Prainha

5 de abril de 2016

Você sabia que na Prainha existe uma trilha? Pois é, eu também não sabia que existia, para quem é aventureiro e gosta de trilhas vai gostar de ir nessa. Prainha fica localizada entre os bairros Recreio dos Bandeirantes e reserva do Grumari. A praia é cercada por uma encosta de Mata Atlântica onde fica o Parque Municipal Ecológico da Prainha (a trilha fica dentro dele) é uma área de preservação ambiental, cercada de fauna e flora intactas. Também interessante conhecer a história de criação do Parque, que ocorreu após cerca de 10 anos de protestos e lutas dos surfistas frequentadores da Prainha contra a construção de um empreendimento imobiliário na região onde hoje é o Parque.

Lá existe estacionamento, só é necessário chegar bem cedo porque o estacionamento é pequeno, e o portão de entrada da Avenida Estado da Guanabara que dá acesso a Prainha e Grumari é fechado quando os estacionamentos das praias estão cheios, o que ocorre muito cedo, principalmente no verão.

Por exemplo, eu fui no feriado de carnaval e cheguei às 7:00 da manhã, mas já tinha fila de carros para entrar e pouco tempo depois o portão da entrada foi fechado.
Então se for no verão ou em algum feriado, chegue cedo!Mirante_do_Caeté_PrainhaMirante_do_Caeté_Prainha

O mar estava bem agitado nesse dia, mas na praia tem um lago pequeno formado com as águas que vem do Parque, ideal para crianças e em dias como este.

Mirante_do_Caeté_Prainha

Sobre a trilha

A trilha que nos leva para o Mirante do Caeté  tem muita mata fechada, mas em alguns pontos a mata se abre  nos dando um visual incrível da Prainha.

Mirante_do_caete_prainha_trilha

Ao chegar no Mirante do Caeté você terá uma bela vista  para a praia da Macumba, a Pedra do Pontal, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca. A subida é bem sinalizada, e com muita e muita subida, aproximadamente de 130 metros. Bom, dizem que a trilha é nível fácil, ou seja, eu pensei que seria muito, muito, muito fácil. rs Não levei água e nem me alimentei antes de subir, e juntou meu sedentarismo extremo, cheguei lá em cima pálida!
Embora seja nível fácil, não deixa de ser uma subida né!? Então, leve água e se alimente antes de subir!
A trilha demorou uns 45 minutos na subida e um pouco menos na descida, no meio da trilha tem um cruzamento, pelas orientações a trilha à direita seria mais fácil. Foi o que fizemos! rs
É bem aqui nessa placa!

Mirante_do_Caeté_Prainha

Logo na entrada da trilha tem um chuveirão maravilhoso. Fica a dica! 😉

Mirante_do_Caeté_Prainha

E vamos subindo!

Mirante_do_Caeté_PrainhaMirante_do_Caeté_Prainha

Imagens da prainha vista no meio da trilha!Tá alto e ainda não chegamos!

Mirante_do_Caete_Prainha_trilha

Chegamos no mirante!

Mirante_do_Caeté_Prainha_trilha
Mirante_do_Caeté_Prainha_trilha

Boa trilha! Até a próxima! ❤

You Might Also Like

Comentários

Deixe uma Resposta